Quem somos

    Desde sempre, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição tem buscado inovar e oferecer uma educação de qualidade, e um dos pontos mais positivos dentro de uma aprendizagem significativa e prazerosa é trabalhar com a Pedagogia de projetos, cujo pensamento crítico na criança é estimulado para uma prática mais dinâmica, contextualizada e de muito protagonismo. Assim, não temos dúvida de que dessa maneira a criança interage e se sente respeitada, potencializando as suas relações intrapessoais, ou seja, sua capacidade de integrar o autoconhecimento e autocontrole, características fundamentais para relacionar-se com outras pessoas em seu entorno.
    Há alguns anos, foi elaborado um jornal pelas crianças do 5º ano sobre a proposta pedagógica vivenciada no colégio, contemplando os projetos de todos os segmentos. Partindo do pressuposto do protagonismo infantil, as crianças participaram ativamente desde a escolha do nome do jornal “CFIC LIGADO”, que por sinal ficou maravilhoso, até a seleção das matérias, a escolha da elaboração e o estudo de campo(Entrevistas).
    Como na história nada é estático, no ano de 2020, com a triste situação da Pandemia e aulas on-line, pensamos em uma nova estratégia, propor uma atividade mais ousada e compatível com a realidade, já que as crianças eram desafiadas a desenvolver as habilidades digitais com a prática constante das metodologias ativas. Então, era hora de caminhar e avançar um pouco mais... Optamos por um site de notícias, mas, evidentemente, o protagonismo continuou e continua sendo a marca e não se perde no desenvolvimento do nosso planejamento.
    Agora, estamos aqui com mais um desafio, mais um passo devemos dar junto às crianças, um BLOG, e, claro, realizado por elas. Já podemos ver os passos desse nosso projeto avançar, e, nos rostinhos das crianças, a felicidade de reinventar e se lançar em mais uma aventura, tornando a leitura e a escrita prazerosas e desafiadoras.
    Convidamos você a embarcar em mais um projeto de pura autenticidade e desfrutar de vários acontecimentos, relatados pelos olhares das nossas crianças.
    Considerando a comemoração dos nossos 80 anos, o BLOG CFIC LIGADO contemplará ações pedagógicas de uma instituição que, por meio da pedagogia de projetos, potencializa a construção do conhecimento com vivências significativas que ampliam olhares. Um ambiente de aprendizagem, que há 80 anos tem garantido, em sua identidade franciscana, a qualidade de ensino e formação humana, valorizando, com respeito, o sujeito criança/adolescente/jovem, na sua singularidade.